ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O VALOR NUTRITIVO DO ALIMENTO QUE É JOGADO FORA!

 O valor nutricional de frutas e legumes não é nenhuma novidade. O que as pessoas não sabiam é que as cascas, folhas e talos de alguns desses alimentos possuem nutrientes como vitamina C, carboidratos, cálcio e fibras, muitas vezes em quantidades superiores às da própria polpa. Essa descoberta faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB), campus de Botucatu, que avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros.
  • Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa, pois ele contém muitas vitaminas. Limpe pique e refogue com tempero e ovos batidos.
  •  As folhas/rama da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.
  • Nas folhas da beterraba, encontram-se importante quantidade de vitamina A e ferro de origem vegetal.
Nós não aproveitamos os componentes dos alimentos porque desconhecemos e a prática não é cultural. Listamos a seguir algumas receitas muito fáceis/práticas para aproveitamento das sobras:
1. FAROFA DE TALOS/FOLHAS (Brócolis, espinafre, agrião , couve-flor,etc.)
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada ou farinha de milho
2 colheres (sopa) de margarina ou óleo
2 colheres (sopa) de cebola ralada
Folhas ou talos bem lavados, picados e refogados
Sal a gosto.
Modo de preparo:
Derreter a margarina ou o óleo e refogar a cebola até dourar. Juntar as folhas ou talos. Acrescentar, aos poucos, a farinha de mandioca ou milho e o sal. Mexer bem.Servir em seguida. Podem ser usadas folhas de beterraba, rabanete, nabo, couve-flor, brócolis ou mesmo seus talos.
2.    Folhas de Brócolis ao Forno
Ingredientes:
600 g de folhas de brócolis (1 pé)
2 ovos batidos
2 colheres (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo ralado
sal à gosto
Cozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 a 40 minutos.

3. TORTA DE FOLHAS (BROCOLIS, COUVE-FLOR, CENOURA, ESPINAFRE)
INGREDIENTES P/MASSA:
2 xícaras (chá) de leite;
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo;
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 colher (sobremesa) de sal.
Bater todos os ingredientes no liquidificador ou misturá-los bem em uma tigela.
INGREDIENTES DO RECHEIO:
Folhas de beterraba, brócolis, rabanete, nabo, couve-flor, etc. (bem lavadas e higienizadas refogadas com tomate, óleo, cebola, alho e sal).
Atenção: Para montar a torta, unte uma forma, despeje metade da massa, em seguida, o recheio e, por fim, o restante da massa. Leve para assar em forno pré-aquecido até dourar. (Uns 30 minutos).
Já fizemos a farofa de talos/folhas e também a torta de folhas, ficaram excelentes, muito saborosas, além de todo o valor nutritivo!
Bom Apetite!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário