ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

ENFIM A PRIMAVERA, QUE AS CHUVAS CAIAM SERENAS E O PAÍS RENASÇA C/GESTORES ÉTICOS/COMPETENTES.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

HIBRIDISMO!

O assunto Hibridismo é no mínimo curioso. Nós, nascidos no interior, desde cedo convivemos com um animal híbrido, a Mula ou Burro (jumento x égua), conhecidos por sua força e resistência. Muito utilizada na lida do campo os muares, como são chamados, são utilizados desde o Brasil Império, podendo cumprir etapas diárias de até 40 km, sem esgotar-se. Sobre o lombo dos resistentes muares, transportavam-se alimentos, mercadorias diversas e, até mesmo, armas e munições. Seu papel foi mais extraordinário, ajudando a transportar, em dado momento as riquezas: o ouro das minas, o açúcar dos engenhos e o café das fazendas. Outros híbridos surgiram na historia ao acaso: Em 1985, uma fêmea de golfinho, que pesava 180 kg, pariu um filhote escuro, parecido com a falsa-orca de 900 kg que dividia o tanque com ela. O filhote era uma "Golforca", um híbrido de 66 dentes - nem os 88 dos golfinhos, nem os 44 das falsas-orcas. Em 2006, um caçador no Ártico canadense abateu um urso que tinha o pelo branco como um urso polar, mas com trechos marrons, garras longas e uma corcova, como o urso pardo. Um exame de DNA confirmou que se tratava de um híbrido. A hibridização entre espécies diferentes não é tão rara. Alguns biólogos estimam que até 10% das espécies animais e 25% das espécies vegetais podem ocasionalmente procriar com outras espécies. A questão mais importante é se duas espécies podem se combinar para dar origem a uma terceira. Vários exemplos de híbridos produzidos por humanos podem crescer em cativeiro, tais como : "Zebravalo" (zebra com cavalo), Zebrasno (zebra com asno),o "Bisoi" (bisão com boi), o "Tigreão" (tigre com leão), Ligre (Leão com tigresa),Tambacú (Tambaqui com Pacu), Savannah (Serval africano com gato doméstico).
(Zebravalo).... ( Zebrasno) ........ (Ligre)
(Tambacú)........... (Savannah)


Um dos principais obstáculos é que duas espécies, quando são geneticamente muito diferentes ou possuem números diferentes de cromossomos, em geral resultam em filhotes inférteis (como o "Zebravalo" e a Mula), tornando-se assim, becos sem saída do ponto de vista evolutivo. Mas é possível que algumas combinações possam permitir que os híbridos se adaptem a condições nas quais seus pais jamais teriam como prosperar. Análises de DNA estão atualmente permitindo que os biólogos decifrem melhor as histórias das espécies e detectem caso de hibridização que tenham aportado novos genes e capacidades a diversos tipos de organismos, inclusive, nós mesmos, os humanos. Análises da distância genética geral entre os neandertais e os humanos modernos revelam que nosso
DNA é 99,84% idêntico ao deles.

Os estudos indicam que os humanos modernos migraram para fora do continente africano e chegaram ao Oriente Médio há mais de 100 mil anos, e à Europa cerca de 50 mil anos atrás, e podem ter encontrado neandertais durante algum tempo em ambos os lugares.É possível que as versões neandertais de alguns genes tenham permitido que os humanos modernos se adaptassem a novos climas e habitats. A descoberta de espécies híbridas e de hibridismos do passado está levando os biólogos a reverem sua idéia das espécies como unidades independentes.
As barreiras entre as espécies não são necessariamente enormes abismos; às vezes, é possível cruzá-las com resultados!
®

Nenhum comentário:

Postar um comentário